Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Tecnologias do Saae de Itabirito despertam interesse na Copasa de BH e Samae de Blumenau

Data de publicação: 18 de julho de 2024


O Saae de Itabirito recebeu recentemente a visita da Copasa, de Belo Horizonte, e do Samae, de Blumenau (Santa Catarina). Trata-se de duas importantes companhias de água e esgoto que enviaram equipes com objetivo de conhecer tecnologias e serviços desenvolvidos pelo Saae itabiritense.

A Copasa (em 14/5) quis saber como Itabirito eliminou o mau cheiro na elevatória de esgoto da Praça dos Imigrantes, Centro da cidade – algo que há anos incomodava moradores, comerciantes e quem passava pelo local.

A companhia da capital planeja futura instalação em BH de sistema semelhante ao de Itabirito.

“Fomos a primeira cidade mineira e uma das primeiras do país a instalar as ‘bombas em linha’, utilizadas para o bombeamento de esgoto. A obra foi entregue no 2º semestre do ano passado. Antes havia uma elevatória convencional, com acumulação do esgoto. Hoje o esgoto cai direto no sistema de bombeamento. Na sequência, segue por gravidade até a Estação de Tratamento (ETE)”, explicou a superintendente operacional do Saae, Heloísa França.

Além de eliminar o mau cheiro, a obra na praça melhorou a estética do local e tornou as manutenções mais seguras, uma vez que os servidores não precisam mais ter contato direto com o esgoto.

Já a equipe do Sul do Brasil esteve em Itabirito (em 15 de maio) para aprender sobre o sistema de automação do Saae e montar futuramente um CCO (Centro de Controle de Operações) semelhante na cidade catarinense.

“Eles vieram conhecer nossos sistemas de automação e de cadastro, como são geradas as ordens de serviço ligadas ao CCO (que funciona 24h em Itabirito), bem como de que forma a equipe de campo desenvolve as manutenções”, detalhou a superintendente.

“Em Blumenau, eles têm topografia semelhante à nossa. Portanto, os desafios são parecidos”, completou.

 

*Na foto, equipe de Blumenau (acima) e da Copasa (abaixo) no Saae de Itabirito.