Menu de Acessibilidade
Menu Conteúdo Busca Mapa Acessibilidade
Data de publicação: 4 de junho de 2024
O Saae de Itabirito vem a público esclarecer a respeito de informações divulgadas sobre o acesso à água tratada, bem como a respeito da coleta e tratamento de esgoto no munícipio.
1 – Em breve, os bairros Meu Sítio e Portões terão acesso à coleta de esgoto. Com isso, 91% dos imóveis de Itabirito terão seus esgotos coletados.
2 – O Snis (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), do Governo Federal, é a referência quando o assunto são números a respeito da água tratada distribuída e do esgoto coletado e tratado no Brasil.
Isso porque o Snis trabalha com números oficiais das empresas de saneamento (número esses que são fiscalizados por agências reguladoras).
Ou seja, NÃO é o IBGE a melhor referência em divulgar números referentes ao saneamento. Tanto é assim que linhas de crédito e ações do Governo Federal (na área de saneamento) são disponibilizadas/realizadas com base em números do Snis.
Quanto ao IBGE, os cidadãos entrevistados podem, por exemplo, responder aos recenseadores, algumas vezes, sem conhecimento de causa.
3 – Atualmente, 87,38% das residências de Itabirito têm acesso à coleta de esgoto, e NÃO 85,5% (como foi divulgado por um veículo de imprensa). Lembrando que o órgão correto para conferir tais números é o Snis.
4 – Itabirito é uma referência quando o assunto é esgoto tratado. Isso porque do esgoto coletado, 87,20% (dados de 2021) são tratados.
5 – Os dados de Itabirito em 2022 no tratamento de esgoto ficaram aquém da expectativa porque a enchente trouxe lama para o sistema de bombeamento e os interceptores foram danificados. Ao todo, foram cerca de 6 meses de reparo no pós-enchente. Só para ficar claro, os dados de 2023 não estão conclusos para nenhuma companhia de água e esgoto do país.
6 – 97,71% de Itabirito tem água tratada (o que inclui os distritos), e NÃO 92,2% como divulgado.
7 – A meta de cumprir o que estabelece o Marco Legal de Saneamento é uma realidade muito próxima de Itabirito. Esse marco estabelece que, até 2033, 99% da população do Brasil tenha acesso à água potável, e 90% à coleta e ao tratamento de esgoto. O Saae trabalha para que isso seja realidade o quanto antes no município.
8 – Desafios existem, e o Saae sabe disso. São eles: