Menu de Acessibilidade
Menu Conteúdo Busca Mapa Acessibilidade
Data de publicação: 29 de maio de 2024
António Martins, diretor do Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Coimbra, cidade de Portugal, esteve na sede do Saae de Itabirito na segunda (27/5).
Diferentemente do Brasil, a instituição chamada de “Câmara Municipal” em Portugal possui caráter Executivo. António Martins, que é biólogo, conheceu o funcionamento do Saae itabiritense, bem como as tecnologias disponíveis na cidade para o abastecimento de água, tratamento de esgoto e automação dos sistemas.
O diretor veio em nome do “InovaJuntos”. “É um projeto com base financiada pela Comissão Europeia e que tem como parceiros muitos municípios brasileiros e portugueses”, explicou ele.
O InovaJuntos é executado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. “Meu objetivo, no caso, é ativar relações de desenvolvimento conjunto entre Coimbra e Itabirito, com base no acordo de cooperação que já foi assinado em Brasília (DF)”, disse.
Segundo o diretor, meio ambiente (que inclui mudanças climáticas) e educação são áreas a serem trabalhadas nessa cooperação.
Sobre o Saae, António Martins opinou: “Me parece um serviço que está particularmente bem estruturado, que consegue dar resposta à população em termos de quantidade e qualidade da água distribuída dentro dos parâmetros exigidos”.
Participaram do encontro, o prefeito Orlando Caldeira; o vice-prefeito Elio da Mata; o diretor-presidente do Saae, Rogério Oliveira; a secretária de Planejamento da Prefeitura, Debora Aguiar; e as superintendentes do Saae, Heloísa França e Danielle Braga.
Na oportunidade, foi colocada a possibilidade de financiamento (a fundo perdido), por meio de organismos internacionais, para a construção da nova captação de água na região da Mata (projeto do Saae avaliado em R$ 50 milhões) – que garantirá o abastecimento futuro do município.