SAAE

Postado no dia: 12/11/19
Alunos da Escola Estadual Professor Tibúrcio visitam a ETE de Itabirito

A finalidade foi conhecer o funcionamento da Estação e todas as etapas de como o esgoto é tratado

Alunos da Escola Estadual Professor Tibúrcio visitam a ETE de Itabirito

O chefe da ETE, Raphael Silva, acompanhou a visita

Um grupo de 35 estudantes do 5º ano, da Escola Estadual Professor Tibúrcio de Itabirito, realizou na quinta-feira (07) uma visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Saae. A finalidade foi conhecer a importância do saneamento para o meio ambiente, além do funcionamento da Estação e todas as etapas de como o esgoto é tratado, até ser lançado no rio Itabirito.

Na visita ao SAAE de Itabirito os alunos puderam conhecer todas as unidades componentes do tratamento de esgoto doméstico da ETE, além do laboratório de controle de qualidade.

Eles compreenderam na prática parte da rotina de operação do processo e das análises físico-químicas realizadas.

Os alunos foram apresentado também à estrutura de funcionamento da Wetland, uma iniciativa eficiente e de baixo custo operacional para a conversão do lodo da ETE em material para a recuperação de áreas degradadas.

A visitação foi coordenada pelo chefe da ETE, Raphael Silva, que ressaltou a importância de fomentar nos estudantes conceitos de educação ambiental por meio do saneamento básico.

“As visitas foram de extrema importância, os alunos puderam conciliar os conhecimentos teóricos com a prática, agregando mais conhecimento e complementado sua formação", disse Raphael

Os alunos consideraram a visita muito positiva, pois puderam esclarecer dúvidas e ver na prática todo o processo de tratamento em uma ETE e os impactos positivos disso no meio ambiente.