SAAE

Postado no dia: 19/02/19
Assemae (MG) promove reunião para planejar as ações de 2019

O diretor-presidente do Saae Itabirito e presidente da Assemae (MG), Wagner Melillo, conduziu as discussões realizadas, na manhã da última terça-feira (05/02), no auditório da Funasa, em Belo Horizonte.

Assemae (MG) promove reunião para planejar as ações de 2019

 

 Integrantes da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) participaram de uma reunião para tratar de pontos referentes à administração do órgão como prestação de contas, eleições de membros e grades de eventos. O diretor-presidente do Saae Itabirito e presidente da Assemae (MG), Wagner Melillo, conduziu as discussões realizadas, na manhã da última terça-feira (05/02), no auditório da Funasa, em Belo Horizonte.

Na primeira parte do encontro foram ratificados os integrantes do Conselho eleitos na Assembléia Geral. Dessa forma, Wagner Melillo foi mantido presidente e como vice-presidentes Samuel Marques (Lambari), Esmeraldo Santos (Pirapora), Luís Carvalho (Manhuaçu) e Carlos Machado (Ituiutaba). Foi também definido que a diretoria de Capacitações ficou com Fernanda Heleno (Senador Firmino). Já as diretorias de Comunicação e de Apoio Institucional, além da Secretaria ficaram a ser definidos posteriormente via ofício.

Os integrantes também aprovaram que os futuros cursos de capacitação realizados pela Assemae não serão mais gratuitos. Foi estipulado o pagamento de um valor mínimo de 50 reais dos associados e 100 reais dos não associados para o custeio de despesas básicas.

Outro ponto importante foi a definição do calendário eventos para alguns cursos como o de Tratamento de Resíduos Sólidos em 10 e 11 de abril a ser realizado em Belo Horizonte. Em 16 e 17 de julho vai acontecer um sobre operação de ETE, em Machado e um a respeito de Hidrometria em 06 de agosto, em Ituiutaba.

Wagner Melillo apresentou também a prestação de contas do 7° Congresso Mineiro da Assemae, ocorrido em 21 de novembro em Itabirito. Ele ressaltou que todas as notas fiscais foram encaminhadas para a representação Nacional da Assemae, no intuito de tornar o processo o mais transparente possível. Os valores foram todos aprovados por unanimidade.

Foi também agendada uma reunião da diretoria da Assemae MG, na segunda quinzena de junho, em Itaúna, para tratar da preparação do próximo Congresso Mineiro da entidade.

Por fim, o presidente da Assemae MG cobrou mais empenho dos participantes para fortalecer a entidade, sugeriu mais investimentos em comunicação e pediu o incremento da troca de experiências entre as Autarquias para a busca de soluções dos problemas em comuns.

“Acredito que a reunião foi muito positiva pelo bom número de participantes, pela relevância dos temas discutidos e pelas deliberações acordadas em pontos importantes como o calendário anual de eventos, prestação de contas e ratificação dos integrantes da diretoria”, finalizou Wagner Melillo.

A mesma opinião é partilhada pelo representante da Assemae de Manhuaçu, Luís Carvalho, ao considerar o encontro produtivo, dada a variedade de temas tratados e da importância em aumentar o número de aderidos para fortalecer a entidade para a troca de experiência.

“A união das autarquias é muito importante para buscarmos em conjunto as soluções de nossos problemas e lutarmos por uma melhoria dos serviços de saneamento prestados”, informou Luís.

 

Assemae

A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae é uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1984. A Entidade busca o fortalecimento e o desenvolvimento da capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços municipais de saneamento responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana.