SAAE

Postado no dia: 21/10/19
Saae de Itabirito promove campanha de mamografia para servidoras no Outubro Rosa

As ações realizadas durante o mês tem o objetivo de contribuir para a redução da mortalidade causada pelo câncer de mama

Saae de Itabirito promove campanha de mamografia para servidoras no Outubro Rosa

A servidora do Saae Karla Cristina abraçou a campanha Outubro Rosa e fez os exames

O Serviço Autônomo de Saneamento Básico (Saae) de Itabirito abraça a Campanha Outubro Rosa e realiza neste mês um trabalho de conscientização para exames de mamografia e consultas ginecológicas voltadas para as servidoras da autarquia.

As ações realizadas durante o mês tem o objetivo de contribuir para a redução da mortalidade causada pelo câncer de mama. Dessa forma, o setor de Recursos Humanos do Saae incluiu no Programa de Saúde Ocupacional (PCMSO), o exame de mamografia bilateral digital e a consulta ginecológica preventiva.

Essa ação vai reforçar a campanha de alerta para a prevenção do câncer de mama durante todo o mês de outubro. De acordo com a Assistente Administrativo do RH, Lílian Castro, essa atividade veio para alertar mulheres a partir dos 40 anos a realizarem a mamografia.

“Esse mês será dedicado a todas as servidoras e vamos chamar as que já têm idade acima dos 40 anos para realizarem a mamografia”, disse.

Segundo Lílian para incentivar a realização dos exames, o setor está entrando em contato com cada servidora, explicando sobre a necessidade do trabalho de prevenção. “É importante alertá-las para a importância da realização dos exames de mamografia como forma de prevenir o câncer de mama”, contou.

A postura atenta da mulher em relação à saúde das mamas significa conhecer o corpo e quais alterações são consideradas suspeitas. Por isso, é fundamental para a detecção precoce dessa doença que o autoexame – exame de toque das mamas – que deve ser feito todos os meses, sempre, no quinto dia após a menstruação.

Com ações de endomarketing, o Saae divulga as mensagens de conscientização no site, redes sociais, cartazes, fundo de tela dos computadores dos servidores e para os clientes estão sendo distribuídos na sede laços de cor rosa e flyers explicando como as mulheres podem realizar o autoexame.

Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.