SAAE

Postado no dia: 16/10/19
Técnicos do Saae de Carangola (MG) conhecem o sistema de tratamento de esgoto de Itabirito

O objetivo foi trocar experiências e conhecer o funcionamento das elevatórias

Técnicos do Saae de Carangola (MG) conhecem o sistema de tratamento de esgoto de Itabirito

O chefe da ETE de Itabirito, Raphael Silva, mostrou o funcionamento das elevatórias

Uma comitiva de três integrantes do Saae de Carangola (MG) realizou, na última quinta-feira (10/10), uma visita técnica à autarquia de Itabirito. O objetivo foi trocar experiências e conhecer de perto o funcionamento das elevatórias e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Marzagão.

O diretor-administrativo, João Ferreira, e os responsáveis pelas seções de tratamento de esgoto e de água, Jeferson Reis e Deybre Barbosa, foram recebidos pelo chefe da ETE, Raphael Silva, que apresentou de forma minuciosa a planta de funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto, além de apresentar quatro Estações Elevatórias e o Centro de Controle Operacional (CCO).

“Estamos trabalhando para modernizar a nossa ETE que vai seguir os mesmos moldes de Itabirito e viemos conhecer o funcionamento do modelo de tratamento de esgoto itabiritense, hoje uma referência”, explicou Deybre Barbosa.

Ele disse que a troca de experiências entre as autarquias é muito importante e acrescentou ter ficado impressionado com a qualidade das instalações e a elevada qualificação dos serviços e a capacidade técnica dos profissionais que cuidam do saneamento básico de Itabirito.

O chefe da ETE de Itabirito, Raphael Silva, mostrou o funcionamento das elevatórias, falou das dificuldades enfrentadas no dia a dia com o lixo jogado na rede de esgoto de forma inadequada e como tais problemas são superados.

Segundo ele é gratificante saber que o município é hoje um modelo no tratamento de esgoto com índices de 90% coletado e 75% tratado na zona urbana e referência para outras autarquias.

“A troca de conhecimentos é fundamental para o processo de construção do aprendizado e a parceria entre as autarquias só favorece a busca pela excelência no saneamento básico”, contou Raphael.

O diretor-presidente do Saae de Itabirito, Rogério Eduardo de Oliveira, considerou a visita importante para a transmissão de conhecimentos e experiências entre as Autarquias e se colocou à disposição para dividir com os outros Saaes todo o processo de tecnologia utilizado para a melhoria dos serviços de saneamento básico.

 

“Estas visitas mostram que o Saae de Itabirito está no caminho certo e se tornando uma referência nos serviços de saneamento prestados em Minas Gerais”, finalizou Eduardo.