SAAE

Postado no dia: 02/10/19
Alunos do Cefet conhecem o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto do Saae de Itabirito

O químico da ETE do Saae, Raphael Silva, apresentou em detalhes toda a operação do sistema do tratamento de esgoto da Estação

Alunos do Cefet conhecem o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto do Saae de Itabirito

Raphael Silva do Saae recebeu os visitantes

Um grupo de alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do CEFET participou de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto do SAAE de Itabirito, no dia (24/09), para conhecer o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário municipal e também o projeto Wetland para o tratamento do lodo.

A visita foi coordenada pela professora Beatriz Missagia que ressaltou a importância da visita como forma de sair da teoria e mostrar na prática para os alunos como funciona um sistema de saneamento de esgoto.

Os alunos conheceram passo a passo o processo de tratamento de efluentes e a estrutura de funcionamento da Wetland, uma iniciativa eficiente e de baixo custo operacional para a conversão do lodo da ETE em material para a recuperação de áreas degradadas.

O químico da ETE do Saae, Raphael Silva, apresentou em detalhes toda a operação do sistema do tratamento de esgoto da Estação, responsável por coletar 80% do esgotamento sanitário municipal.

Ele falou também da importância deste trabalho para a sustentabilidade do rio Itabirito ao remover 90% da matéria orgânica que seria lançada nele.

Raphael ressaltou a importância desta articulação entre o meio acadêmico e o Saae para a promoção da troca de experiência, além de divulgar o trabalho de ponta em prol do saneamento do município feito pela autarquia.

“O interesse de conceituados de centros científicos e acadêmicos como o Cefet no Saae de Itabirito demonstra que estamos nos tornando uma referência na área de saneamento básico”, comemorou Raphael.

 

Os alunos consideraram a visita muito positiva, pois puderam esclarecer dúvidas e ver na prática todo o processo de tratamento em uma ETE e os impactos positivos disso no meio ambiente.