SAAE

Postado no dia: 27/08/19
Saae faz manutenção da bomba de esgoto da elevatória do bairro Cardoso

A equipe da autarquia fez um reparo na parte elétrica da bomba, além da retirada de resíduos grosseiros como lixos

Saae faz manutenção da bomba de esgoto da elevatória do bairro Cardoso

A bomba sofreu um problema elétrico e foi retirada para manutenção

Com o objetivo de levar um serviço de qualidade a seus clientes o Serviço Autônomo de Saneamento Básico (Saae) de Itabirito promove uma manutenção preventiva e constante em suas estações elevatórias de esgoto e em seus reservatórios.

Na última quinta-feira (22), a equipe da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) realizou uma manutenção na bomba de sucção de esgoto da elevatória do bairro Cardoso.

De acordo como chefe da ETE, Raphael Silva, foi feito um reparo na parte elétrica da bomba, além da retirada de resíduos grosseiros como lixos, que não deveriam estar no sistema de esgoto.

“Toda semana temos que retirar das bombas fraldas descartáveis, panos de chão, preservativos e até pedaços de móveis, o problema é que esse resíduo acaba sendo puxado pelas bombas e causam danos”, explicou Raphael.

O Saae de Itabirito conta com nove elevatórias de esgoto, que bombeiam todo o resíduo para o devido tratamento na ETE. Todas as semanas a equipe de seis pessoas roda as elevatórias limpando os cestos e verificando as bombas.

Vazamento em reservatório

A equipe de manutenção do Saae realizou, na última segunda-feira (26), um serviço de reparos e solda no reservatório do bairro Meu Sítio, que apresentava vazamentos. O Centro de Controle Operacional (CCO) detectou a ocorrência, por meio de uma denúncia, no início da manhã e à tarde já havia sido solucionado.

Para atender as ocorrências, o Saae trabalha com duas equipes durante o dia e uma à noite, corrigindo problemas nas redes de esgoto e nas de água como vazamentos, provocados pela variação da pressão no sistema de distribuição, pressão nas redes e desgaste do material.