SAAE

Postado no dia: 13/08/19
Saae interliga novo reservatório e beneficia os bairros Vila José Lopes, Santo Antônio e Capanema

Saae interliga novo reservatório e beneficia os bairros Vila José Lopes, Santo Antônio e Capanema

O processo de interligação da rede de água vai beneficiar três bairros

O Serviço Autônomo de Saneamento Básico (Saae) de Itabirito concluiu nesta terça-feira (13) o processo de interligação da rede de água do novo reservatório Pedro Tatu localizado no bairro da Vila José Lopes. A iniciativa é parte dos esforços da autarquia em melhorar cada vez mais o abastecimento de água do município.

O antigo reservatório com 40 anos de uso foi substituído por um mais moderno e eficiente. A obra teve início em julho de 2018 e foi entregue em junho de 2019, beneficiando os bairros da Vila José Lopes, Santo Antônio e Capanema.

O supervisor de Engenharia do Saae, Clayton de Almeida, explicou que o reservatório antigo devido ao tempo de uso já apresentava problemas de vazamento e corrosão externa. “Como ele apresentava problemas estruturais complexos preferimos instalar um novo para não prejudicar o abastecimento daquela região”, contou Clayton.

O novo reservatório possui capacidade para armazenar 200 mil litros, além de ser mais moderno e mais alto. A obra contou também com a instalação de um Sistema de Proteção da Descarga Atmosférica (SPDA), para evitar danos no sistema em períodos de tempestades.

Outro ponto importante da obra é que a altura do novo reservatório 18 metros vai possibilitar o abastecimento de residências em locais mais elevados sem necessidade de bombeamento. “Isso é uma grande vantagem, pois o serviço de abastecimento não é suspenso em casos de queda de energia, além de significar mais economia”, explicou Clayton.

 

Os serviços foram todos executados pela equipe de água da autarquia com recursos próprios, ao custo de 215 mil reais. Atualmente, o Saae dispõe na sede de Itabirito de 34 reservatórios que guardam 4,5 milhões de litros de água tratada.