SAAE

Postado no dia: 06/05/19
Diretor-presidente do Saae de Itabirito fala dos investimentos da autarquia para vereadores

Ele também respondeu a perguntas de vereadores em relação ao reajuste de tarifas e afirmou que até o final do ano haverá concurso público no órgão.

Diretor-presidente do Saae de Itabirito fala dos investimentos da autarquia para vereadores

Wagner Melillo é o diretor-presidente do Saae de Itabirito

O diretor-presidente do Saae, Wagner Melillo, esteve na Câmara Municipal, durante a reunião ordinária da última segunda-feira (29), onde fez uma apresentação sobre os investimentos da autarquia, nos últimos seis anos. Ele também respondeu a perguntas de vereadores em relação ao reajuste de tarifas e afirmou que até o final do ano haverá concurso público no órgão.

 

Ele explicou que o Saae tem uma receita adicional da Coca-Cola FEMSA, que é utilizada para financiar os investimentos da autarquia. Também esclareceu que os processos de licitações estão à disposição de todos os parlamentares e da população.

Já em relação às tarifas, Wagner,  contou que todos os reajustes serviram para acompanhar os investimentos da autarquia e foram todos autorizados pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico Região Central ( Arisb).

 

Segundo ele foram feitos vários investimentos na estrutura da autarquia como: ampliação do almoxarifado, do controle interno, além da adoção do pregão eletrônico, que trouxe mais transparência e economicidade para as licitações realizadas no Saae. Outra medida foi a criação do Centro de Controle Operacional (CCO), que apresenta em tempo real todas as ações do Saae como vazamentos, fluxo de água, dentre outros.

 

Ele ressaltou a instalação do sistema de automação da Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Santa Rita, em que os operadores não têm mais contato direto com os produtos químicos. Ele lembrou da ampliação do esgotamento sanitário do bairro Marzagão, e outro ponto importante é que atualmente, 70% do esgoto da cidade é tratado, e que foram construídos uma nova rede de água no bairro Bela Vista, um sistema de bombeamento de água para o bairro Agostinho Rodrigues e uma rede de abastecimento para o bairro do Botas.

 

Para melhorar a prestação de serviços, a autarquia implantou um serviço de Compliance e criou o aplicativo Saae Agora, no qual podem ser emitidas a segunda-via da conta de água, e solicitar serviços de reparos nas redes de água e ou esgoto.

Wagner também falou sobre a criação da Brigada de Incêndio para combater os fogos em regiões de nascentes e reservas ecológicas, além da implantação do sistema de mecanização de barragens do Córrego do Bação, da construção da Adutora de Captação de Córrego Seco, da inauguração do Sistema de abastecimento água da comunidade rural do Bom Sucesso e da  revitalização de esgoto da rede central.

 

Por fim, ele lembrou a implantação do projeto Córrego Limpo Vida Saudável, responsável por despoluir os córregos: Criminoso, São José e Carioca, da instalação de dois novos reservatórios de água, Pedro Tatu e do Bela Vista, e da criação do setor de combate às perdas, cujos trabalhos representaram uma economia de 10%, além da conquista de uma outorga para captar água do rio das velhas por meio da construção de uma ETA nos Portões.