SAAE

Postado no dia: 14/10/21
Saae faz trabalho especial de limpeza de bueiros e galerias

A limpeza acontece também nos distritos

Saae faz trabalho especial de limpeza de bueiros e galerias

Tem sido retirada muita sujeira dos bueiros

O Saae de Itabirito tem realizado uma operação especial de limpeza e desobstrução de bueiros e galerias pluviais em diversos pontos da cidade, incluindo os distritos. O trabalho tem diversos benefícios, entre eles minimizar o risco de alagamentos com as fortes chuvas. 

O chefe do Setor de Drenagem, Rafael Pereira, informou que o acúmulo de sujeira diminui a capacidade de drenagem dos bueiros e das sarjetas, o que facilita os alagamentos.

“Estas intervenções são feitas periodicamente, mas com o incremento dos períodos de fortes chuvas estamos incrementando as limpezas nos pontos mais críticos e muito importantes para o bom funcionamento das tubulações das redes pluviais”, contou.

O serviço obedece a um levantamento prévio que apontou os pontos principais e indicou a necessidade de desobstrução de vários bueiros. Neste processo todo tipo de lixo, folhas, terra, galhos e restos de materiais de construção estão sendo retirados do interior destes locais. 

As equipes estão concentradas em prevenir os problemas normalmente ocasionados pela chuva, para que a água possa fluir normalmente com os bueiros e galerias limpos, sem riscos de alagamentos. 

Rafael conta que durante as limpezas têm sido encontrados resíduos como garrafas e latas descartáveis, embalagens plásticas, resíduos de construção deixados nas calçadas que vão parar dentro dos bueiros e entopem as galerias; além de uma grande quantidade de terra e folhas e galhos. 

O chefe do setor de drenagem reforça o pedido de colaboração aos moradores para que não obstruam a passagem de água pluvial provocada pela varrição de folhas, terra acumulada próximo à sarjeta, papéis, garrafas e outros detritos para dentro dos bueiros. 

A população também pode contribuir com outras medidas simples, como não deixar sacolas de lixo na rua com muito tempo de antecedência do horário do caminhão de coleta, pois a chuva pode vir e carregá-las para os bueiros. Outra dica é não deixar restos de materiais de construção expostos na via pública.

Assessoria de Imprensa Saae Itabirito