SAAE

Postado no dia: 05/04/21
Setor de Perdas do Saae combate o gato de água

A intervenção na rede de água e esgoto não autorizada é ilegal e passível de multa

Setor de Perdas do Saae combate o gato de água

Procure uma agência de atendimento do Saae e se regularize

Procurar soluções fora da legalidade pode trazer sérios riscos e prejudica diversos setores. Uma das fraudes mais comuns enfrentadas pelo Setor de Perdas do Saae de Itabirito é o “gato de água”.

O gato de água é o nome popular que as pessoas dão para as ligações clandestinas feitas por alguns usuários. Isso acontece quando alguém interliga o seu ramal diretamente, de maneira indevida, a uma rede distribuidora de água, recebendo o serviço do Saae sem pagar por ele.

Além disso, as fraudes na medição também são chamadas de gato de água. Isso acontece quando um hidrômetro é modificado ou danificado propositalmente para que a medição do consumo seja feita de forma irregular e o usuário pague menos do que de fato foi consumido.

Essas são as duas formas mais comuns de consumir água sem pagar por ela. Em ambos os casos, é possível constatar a fraude pela queda no consumo do imóvel do cliente.

O Saae alerta que a intervenção na rede de água e esgoto não autorizada é ilegal e passível de multa. As ligações clandestinas, além de prejudicar o abastecimento e comprometer a qualidade da água, representam crime de furto (Art. 155 do Código Penal).

Procure uma agência de atendimento do SAAE e regularize-se.

DENUNCIE: 3562-4100