SAAE

Postado no dia: 03/02/20
Conselho Municipal de Saneamento Básico faz a primeira reunião do ano

Durante a reunião foram discutidos temas pertinentes aos investimentos do Saae para 2020

Conselho Municipal de Saneamento Básico faz a primeira reunião do ano

O diretor-presidente do Saae Rogério Eduardo durante a reunião

Integrantes da diretoria do Saae de Itabirito e do Conselho Municipal de Saneamento participaram de uma reunião com técnicos da Arisb para a apresentação dos índices de reajustes tarifários de água e esgoto da autarquia a serem aplicados. Além disso, eles trataram de pontos sobre o desenvolvimento de futuros projetos de saneamentos do município. O encontro aconteceu na última quarta-feira, na sala de reuniões da Casa de Cultura Maestro Dungas. 

Essa foi a primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Saneamento que conta com integrantes do CDL, Adesita, Secretarias de Saúde e Meio Ambiente e do próprio Saae. O diretor-presidente do Saae ressaltou a importância do órgão como ferramenta para a construção de pautas em prol do desenvolvimento do saneamento básico de Itabirito, como as iniciativas da autarquia para reduzir as perdas de água e de despoluição dos córregos.

A maior parte da reunião serviu para a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb) apresentar as justificativas para o reajuste tarifário de 1,58% de água e esgoto do município, que vai vigorar a partir de março. O índice foi autorizado (Arisb) por meio da resolução 291/2020. 

O diretor-presidente do Saae, Rogério Eduardo, considerou o índice de reajuste tarifário satisfatório por estar abaixo da inflação. Segundo ele, isto demonstra que a saúde financeira da autarquia está em ordem.

O Saae deve agendar em breve uma nova reunião com o Conselho Municipal de Saneamento para apresentar os projetos de investimentos da autarquia para 2020.

Reajuste Tarifário

A ARISB-MG, por meio da Nota Técnica nº 114/2020, concluiu ser necessário a alteração das tarifas praticadas pela SAAE de Itabirito com a aplicação de reajuste, de forma linear, nas Tarifas Básicas Operacionais (TBO) e em todas as faixas de consumo de todas as categorias, para manter o equilíbrio econômico-financeiro da autarquia municipal.

Dessa forma, as Tarifas Básicas Operacionais de Água e de Esgoto, assim como as Tarifas de Efetivo Consumo, em todas as faixas de consumo e categorias de usuários, terão um reajuste percentual de 1,58%, linearmente, aos atuais valores do SAAE de Itabirito.