SAAE

Postado no dia: 31/01/20
Arisb autoriza o reajuste das tarifas de água e esgoto do Saae

A partir do dia 1º de março de 2020, as faturas de água e esgoto da do Serviço Autônomo de Saneamento Básico (Saae) de Itabirito terão um reajuste médio de 1,58%.

Arisb autoriza o reajuste das tarifas de água e esgoto do Saae

Arisb autoriza o reajuste das tarifas de água e esgoto do Saae

A partir do dia 1º de março de 2020, as faturas de água e esgoto da do Serviço Autônomo de Saneamento Básico (Saae) de Itabirito terão um reajuste médio de 1,58%. O índice foi autorizado pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb) por meio da Resolução 125/2020.

A Arisb, por meio da Nota Técnica  nº 114/2020, concluiu ser necessário a alteração das tarifas praticadas pela SAAE de Itabirito com a aplicação de reajuste, de forma linear, nas Tarifas Básicas Operacionais (TBO) e em todas as faixas de consumo de todas as categorias, para manter o equilíbrio econômico-financeiro da autarquia municipal.

Dessa forma, as Tarifas Básicas Operacionais de Água e de Esgoto, assim como as Tarifas de Efetivo Consumo, em todas as faixas de consumo e categorias de usuários, terão um reajuste percentual de 1,58% (um inteiro e cinquenta e oito centésimos por cento), linearmente, aos atuais valores do SAAE de Itabirito.

A instituição das tarifas observou as diretrizes nacionais do setor, tendo em vista a remuneração do serviço de forma a permitir geração dos recursos necessários para os investimentos, visando assegurar o equilíbrio econômico-financeiro do SAAE, uma vez que o planejamento operacional dos serviços deve corresponder a uma gestão econômico-financeira racional, sustentável e fiscalmente responsável conforme a Lei de Responsabilidade Fisc